Autor: Antônio Martiniano Fontoura & Naotake Fukushima
Editora: Insight
Versão/Ano: 2ª Edição – 2012
A composição da capa mostra como é o seu conteúdo devido aos elementos utilizados, que além do título em destaque, possui grids, linhas de construção e um caractere sendo projetado. A tipografia utilizada no título é agradável porque possui uma hierarquia na leitura, permitindo ao leitor navegar de palavra em palavra, inclusive o termo tipografia é dividido em Tipo e Grafia, os dois radicais distinguem entre regular e itálico que juntos com o título Vade-mécum, estilizado com traços manuais, reforçam o caráter didático do livro, que é o desenho de tipos.
O texto e as imagens contidas na publicação não possuem cores, o que em certos casos pode prejudicar a interpretação de elementos contidos nas páginas. A abertura e apresentação dos capítulos sempre traz uma página contendo uma imagem relacionada ao conteúdo que virá a seguir, fazendo com que o leitor já se depare com uma prévia bem colocada. No corpo do texto foi utilizada uma tipografia com serifa, o que ajuda na leitura e a torna mais rápida.
Foi utilizada a fonte ITC Officina Serif no corpo do texto em homenagem ao seu criador Erik Spiekermann e nas legendas a Helvetica Neue light condensed para provocar o Erik, pois ele não gostava da fonte. Em geral, a diagramação da obra chega a ser um pouco confusa, devido a elementos como fotos e gravuras não respeitarem a margem, mas isso não chega a comprometer o entendimento do conteúdo, já que também são adicionadas legendas.