Iniciación a la Caligrafia

Iniciacíon-a-La-Caligrafia1Autor: Mary Noble

Editora: Parragon Books

Versão /Ano: 2007

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido aos elementos gráficos utilizados, pois fazem parte das técnicas caligráficas. A tipografia utilizada para o título é agradável porque o uso do contraste das tipografias oferece harmonia, ao mesmo tempo que mostra os tipos caligráficos diferentes, tornando-se adequada a proposta da obra.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas e se adequam a proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas é agradável. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que facilita a leitura.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são, em partes, agradáveis, porque há uma variação nas entrelinhas que dá ao texto um aspecto disforme. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque o livro exibe as estéticas caligráficas de forma a ser bem visualizada.

O Design do Livro

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Autor: Richard Hendel

Editora: Ateliê Editorial

Versão /Ano: 1ª edição / 2003

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a pequena ilustração presente. A tipografia utilizada para o título é serifada e tradicional, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são agradáveis, nas cores dourado e preto, e se adequam à proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente porque as informações estão de acordo com o peso que representam. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas não facilita . A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a diagramação é sobria com tipografia tradicional.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são blocados e tradicionais com margens mal definidas. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas não auxilia a compreensão do conteúdo porque as margens não são bem definidas.

Tipografia: uma apresentação

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Autor: Lucy Nieneyer

Editora: 2AB

Versão /Ano: 4ª edição / 2010

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido à utilização de um artifício gráfico totalmente relacionado ao tema abordado. A tipografia utilizada para o título é concisa, direta; Se apresenta em duas formas, Bold e Regular, com traços limpos e legíveis, tornando-se adequada à proposta da obra.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas, com a utilização do branco e do preto, e o vinho dá uma identidade à capa, aparecendo no nome do livro, da editora e da coleção. Essas cores se adequam a proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque a ordem da leitura apresentada é bastante definida.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita, em partes, porque não apresenta uma distinção bem definida entre os capítulos, o mesmo ocorre com os tópicos. A fonte utilizada para o corpo do texto não valoriza o projeto gráfico uma vez que foi utilizada um tipo manual, uma fonte sem serifa seria o mais adequado.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos, uma vez que o livro apresenta diversas áreas de descanso, tornando prática a sua leitura. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque só apresenta legendas e as mesmas são bem empregadas. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: contém área de descanso; Distinção na abertura dos capítulos.

Catálogo de Clichés D. Salles Monteiro

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Autor: Plínio Martins Filho

Editora: Ateliê Editorial

Versão /Ano: Fac-similar / 2003

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao título mostrar exatamente do que se trata a obra. A tipografia utilizada para o título não é agradável mas se adequa à proposta da obra.

As cores utilizadas nas imagens e textos são esteticamente agradáveis, mas em partes a combinação incomoda. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque é padrão: Título, Autor, Editora. Não apresenta a abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a tipografia serifada remete ao projeto gráfico clássico. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos graficamente.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia, em partes, a compreensão do conteúdo porquê as imagens são postas de forma aleatória. A paginação é prejudicada pela disposição de algumas legendas.

O Design Brasileiro de Tipos Digitais

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Autor: Ricardo Esteves

Editora: Beucher

Versão /Ano: 5ª edição / 2009

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra porque a capa do livro faz mensão à tipografia, tema tratado pelo livro. A tipografia utilizada para o título é agradável, pois é uma tipografia limpa que gera uma boa pregnância, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas porquê existe equilíbrio na escolha das cores, com a existência de uma boa relação entre as cores quentes e frias, e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente pelo fato de existir equilíbrio entre as cores utilizadas, tipografia e posicionamento dos blocos de texto. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita a leitura, pois observamos que é utilizada outra tipografia e em tamanho maior, o que gera destaque necessário nesse caso. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é uma fonte que gera, não somente uma leitura agradável, como também elegância, por ser clássica.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos, pois é um texto muito bem elaborado, que gera uma alta legibilidade, mesmo no decorrer de uma leitura por um período mais longo. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque todos esses elementos são bem tratados, de forma coerente e eficiente. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: há uma boa disposição dos elementos compositivos da obra, possui uma tipografia de boa legibilidade; há ausência de cores, seja nas ilustrações ou textos, possivelmente acarretado por uma redução de custos.

 

O que é a Tipografia?

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Autor: David Jury

Editor: Gustavo Gili (GG)

Versão /Ano: 2007

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a exemplificação do tema na capa do livro, de forma organizada e bem diagramada. A tipografia utilizada para o título é, além de tudo, legível e simples, apresentando-se neutra, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas porque há um equilíbrio entre o uso do preto e do branco, sendo o verniz m destaque sem ofuscar o título e se adequam a proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente porque os elementos estão bem dispostos, dando ênfase ao título que é a informação principal, autor e editora posicionados de acordo com a hierarquia padrão. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita, em partes, pois há títulos com pouco destaque e fora do padrão, mas as legendas são bem posicionadas. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que possibilita legibilidade, adequando ao projeto gráfico, um corpo de tamanho legível, com legendas de corpo menor porém legível .

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra é harmônica, uma vez que não deixa a leitura cansativa, com elementos dispostos harmoniosamente, com bom espaçamento entre colunas. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia, em partes, a compreensão do conteúdo pois há uma boa margem para o texto, porém algumas imagens ultrapassam o margeamento definido sendo cortadas.

Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: boa diagramação, boa utilização de imagens e legendas, utilização adequada das cores; títulos de capítulos sem muito destaque, imagens cortadas.

Sinais e Símbolos

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Autor: Adrian Frutiger

Editora: Martins Fontes

Versão /Ano: 1ª edição / 1999

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a existência de símbolos e sinais na capa, com verniz localizado sobre eles. A tipografia utilizada para o título é legível, uma fonte sem serifa, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores uilizadas nas imagens e textos são harmônicas, utiliza uma cor fria (verde) mais ecura, destacando a grafia da cor padrão de fundo da capa, junto do preto, aumentando a legibilidade, e se adequam a proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é, em partes, eficiente porque em termos do corpo da fonte é adequada, mas quanto a distribuição dos textos, texto auxiliar (subtítulo) e autor está em meios ao título.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita porque os capítulos são divididos em uma folha separada, destacando-se. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a serifa facilita a diferenciação entre os caracteres. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra quanto a legenda a legendas não é uniforme, sendo ora com margem reduzida, ora margem estendida. Quanto a entrelinha é de fácil leitura; margem pequena, figuras em lugares diferentes acabam fugindo do padrão. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: boa hierarquia, boa divisão de tópicos; confuso em relação à margem e figura, as figuras não são em diagramação uniforme, as legendas também não acompanham um padrão.

A Herança Escultórica da Tipografia

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Autor: Noberto Glaudenio Junior

Editora: Rosari

Versão /Ano: 2004

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao título ser objetivo, claro e a imagem da capa ser representativa . A tipografia utilizada para o título é, em parte, agradável porquê contrasta bastante por ser uma tipografia sem serifa num livro de história, tornando-se adequada à proposta da obra.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas com tons contrastantes, capa com fundo preto, tipografia branca e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa não é eficiente porquê são utilizados dois tipos de letras de tamanhos diferentes em posições diferentes. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita porquê a abertura dos capítulos tem ilustrações que seguem o mesmo padrão; as legendas têm partes em negrito, possibilitando diferenciação.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que tem uma mancha gráfica uniforme, de boa qualidade. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra estão em harmonia porquê a diagramação e o espaçamento formam blocos de leitura que facilitam a compreensão e proporcionam uma leitura agradável.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia/não auxilia na compreensão do conteúdo porque possui ilustrações que complementam o entendimento do texto com legendas bem explicadas. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: diagramação, formato e tamanho da obra; imagens em preto e branco.

O Tipo da Gráfica, Uma Continuação.

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Autor: Cláudio Ferlauto

Editora: Rosari

Versão /Ano: 2002

A composição da capa não promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao título do livro ser mal resolvido. A tipografia utilizada para o título não é agradável devido à mistura incompatível, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas porquê há contraste e se adequam à proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é, em partes, eficiente porquê em relação ao tamanho das fontes utilizadas há hierarquia (em partes), em relação a disposição ou não . A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas não facilita porque não há uma boa identificação na divisão de capítulos. A fonte utilizada para o corpo do texto não valoriza o projeto gráfico uma vez que o alto contraste nas fontes serifadas incomoda a visão.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra em partes são agradáveis porque a diagramação não está boa, embora a entrelinha sim. A fonte serifada de alto contraste não ajuda nas entrelinhas, deixando parecerem mais afastadas. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porquê as imagens não são bem distribuídas, existem textos de uma ou de duas colunas, causando uma diagramação não uniforme. Pontos negativos apontados a essa obra são: Não há uniformidade da diagramação na tipografia, na disposição das imagens e nos papéis utilizados no livro como um todo.

Como se Pode Fazer Tipografia Suiça?

Como-se-Pode-fazer-tipografia-suíça1

Autor: Wolfgang Weingart

Editora: Rosari

Versão /Ano: 2ª edição/ 2004

A composição da capa não promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao quadrado surrealista do autor, que não utilizou um trabalho mais condizente relacionado com tipografia. A tipografia utilizada para o título é agradável porque é legível, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos é agradável porque promove um contraste de claro/escuro e se adequam a proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente porque primeiro dá importância ao título, depois autor e por último a editora. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita porque a apresentação de capítulos é separada, os tópicos e legendas são legíveis, de fácil identificação e não deixa o leitor perdido. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que trata-se de uma tipografia simples, clara e de corpo adequado.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra é agradável porque favorece a leiturabilidade. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia, em parte, a compreensão do conteúdo porque as imagens fogem da margem de texto e parecem perdidas ou mal diagramadas, apesar do texto estar diagramado de forma adequada. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: boa diagramação; as folhas “vinho” não combinam com o miolo e a capa, o mal posicionamento das imagens, a capa.