A Herança Escultórica da Tipografia

A-Herança-Escultória-da-Tipografia1

Autor: Noberto Glaudenio Junior

Editora: Rosari

Versão /Ano: 2004

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao título ser objetivo, claro e a imagem da capa ser representativa . A tipografia utilizada para o título é, em parte, agradável porquê contrasta bastante por ser uma tipografia sem serifa num livro de história, tornando-se adequada à proposta da obra.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas com tons contrastantes, capa com fundo preto, tipografia branca e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa não é eficiente porquê são utilizados dois tipos de letras de tamanhos diferentes em posições diferentes. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita porquê a abertura dos capítulos tem ilustrações que seguem o mesmo padrão; as legendas têm partes em negrito, possibilitando diferenciação.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que tem uma mancha gráfica uniforme, de boa qualidade. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra estão em harmonia porquê a diagramação e o espaçamento formam blocos de leitura que facilitam a compreensão e proporcionam uma leitura agradável.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia/não auxilia na compreensão do conteúdo porque possui ilustrações que complementam o entendimento do texto com legendas bem explicadas. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: diagramação, formato e tamanho da obra; imagens em preto e branco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.