A Arte da Caligrafia: Um Guia Prático, Histórico e Técnico

A-Arte-da-CaligrafiaAutor: David Harris

Editora: A&C

Versão /Ano: 2009

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido aos elementos gráficos utilizados, como a pena de caligrafia e a tipografia que remetem ao tema, deixam clara a conexão. A tipografia utilizada para o título é, em partes, agradável, porque a tipografia, que é uma letra caligrafada, agrada, mas o tamanho da fonte e o contraste das cores fecham muito o layout, tornando-se adequada a proposta da obra.

As cores utilizadas nas imagens e textos são, em partes, agradaveis porque o contraste preto/branco/vermelho chama a atenção e o preto se quebra um pouco com a presença dos elementos gráficos, mas o resultado final agrada e se adequa à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque o branco utilizado no título do livro chama atenção com o auxílio do tamanho da fonte. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita em partes, porque o excesso de informações numa única página, a distância entre as imagens e o texto cansam a leitura. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a fonte com serifa facilita a leitura do texto longo e chama a atenção para as imagens por ser discreta. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra estão bem balanceados e a hierarquia chama a atenção para as imagens que são o principal atrativo.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia, em partes, a compreensão do conteúdo porque o excesso de informações e legendas faz a leitura ficar mais cansativa. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: uso do papel couché melhorou a qualidade das imagens, o livro tem um trabalho de pesquisa e referência bem minucioso e é uma obra essencial para o estudo da caligrafia ao longo da história; o brilho do papel cansa a vista mais rapidamente.

Tipografia – Origens, Formas e Uso das Letras

tipografia origens e formas

Autor: Paulo Heitlinger

Editora: Dinalivro

Versão /Ano: 1ª edição, 2006

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao subtítulo que promove o entendimento completo do que se trata a obra e mantém um padrão visual com o conteúdo interno do livro. A tipografia utilizada para o título é uma fonte clássica que se assemelha à origem da tipografia, possui serifa, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos se adequam à proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente porquê se percebe as informações importantes – título, autor e editora – claramente. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita a leitura, pois é desenvolvido um padrão com texto e imagem. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a utilização de tipografias variadas enriquece o livro quanto ao conteúdo, mas compromete a leitura.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra não seguem um padrão e variam de acordo com a tipografia utilizada gerando desconforto na leitura. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo quanto ao enriquecimento da informação, dando referência visual consistente ao tema abordado. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: é um livro com bastante conteúdo, bem pensado e diagramado; atrai a leitura; alterna textos e imagens sm deixar a leitura cansativa; não possui atividades para exercitar o conteúdo; diagramação confusa.

Pensar com Tipos

Pensar com Tipos

Autor: Ellen Lupton

Editora: Cosac Naify

Versão /Ano: 1ª edição, 2006

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a impressão tipográfica da capa. A tipografia utilizada para o título está diretamente ligada ao método de impressão que caracteriza o começo da história da tipografia tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos tornam-se aspectos singulares a cada impressão e se adequam a proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque destaca bem o título do livro o nome da autora. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita a leitura em parte pois a abertura de capítulos, os fólios e tópicos sim, mas a legenda pode tornar o texto confuso algumas vezes. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que as características de impressão com tipos de madeira mantém uniforme o texto composto por tipos e desenhos distintos.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra dispõem as margens utilizadas no corpo do texto valorizam a leitura do texto corrido e os exemplos são destacados o que valoriza a obra. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxiliam a compreensão do conteúdo porque os elementos dão apoio visual necessário e enfatizam os exemplos citados. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: capa flexível, pouco resistente a rasgos e sujeira; manchas da tinta de impressão; singularidade; hierarquização coerentes e ilustrações.

Tipos – Desenho e Utilização de Letras no Projeto Gráfico

tipos

Autor:Aldemar A. Pereira

Editora: Quartet

Versão /Ano:2ª edição, 2007

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido o estabelecimento de cara do nome “tipos” mesmo saindo da tradicional composição com tipografias diferentes, porém tornando a leitura sugestiva. A tipografia utilizada para o título é simples, sem serifa e moderna tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos criam uma falsa expectativa em relação a impressão interna e se adequam em parte a proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente porque é uma capa tradicional trazendo todas as informações básicas e necessárias. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilitam em parte a leitura, pois não existe uma informação de capítulo ou tema em todas as páginas, apenas na abertura. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é de fácil legibilidade.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra não apresenta separação de informações, falta um projeto gráfico adequado que faça o leitor ter envolvimento com o assunto abordado. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas não auxilia a compreensão do conteúdo porque a impressão é preto e branco prejudicando a legibilidade das fotos, porém exemplifica o que foi lido além de ser a proposta do livro. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: sua diagramação é expressada da melhor maneira; a falta de fólios, imagens coloridas, alguns exemplos de tipografia em forma de texto foram cortados interrompendo a continuidade.

Design e Tipografia – 100 Fundamentos do Design Com Tipos

design-e-tipografia

Autor: Ina Saltz

Editora: Blücher

Versão /Ano: 1ª edição, 2010

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao fundo tipográfico por trás do título. A tipografia utilizada para o título é destacada e popular tornando-se adequada a proposta da obra. As cores uilizadas nas imagens e textos são harmônicas e se adequam em parte a proposta da obra, pois apresenta ilustração de uma mulher fora do contexto. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque a mesma guia o leitor de maneira linear em uma primeira leitura, após a absorção inicial das imagens de topo.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita a navegação a partir do índice, a apresentação valoriza a proposta apresentada na capa, porém é desenvolvida em um corpo muito pequeno dificultando a sua visualização. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a variação das tipografias é simples e legível possibilitando diferenciar o texto das informações nas imagens.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra tanto para a escrita quanto para a absorção de imagens, sugere uma ordem compreensiva da leitura. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque torna-se explicativo, apresentando uma diagramação sintética, apresentando um foco de orientação para o leitor. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: valorização das imagens; encadernação e acabamento satisfatório; boa diagramação; elementos dispensáveis na capa; desperdícios de áreas no papel.

Tupigrafia

Tupigrafia

Autor: Oficina Tipográfica de São Paulo

Editora: Oficina Tipográfica de São Paulo

Versão /Ano:1ª edição, 2010

A composição da capa não promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a não apresentação de informação que faça referência ao conteúdo da obra. A tipografia utilizada para o título não existe tornando-se adequada a proposta da obra, pois consegue ter relação com o objetivo principal da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos ficam dentro da proposta manual “arcaico”e se adequam a proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa não é eficiente porque não há nenhum tipo de hierarquia. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita em parte a leitura, pois ao mesmo tempo que consegue topificar bem, a colocação e aplicação dos títulos confundem o leitor. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez quea variedade de aplicação de tipos diferentes e fundos diferentes a cada tópico valorizam o projeto gráfico da obra. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra trabalham juntos e em harmonia, mas em contrapartida a diagramação é totalmente confusa.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque ilustra adequadamente cada conteúdo do tópico ajudando na compreensão. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: ilustração de alta qualidade que atrai o leitor pelo fator informativo, caapa não cumpre com a função informativa, diagramação confusa, sumário no final do livro é ineficiente.

A Eterna Franklin Gothic

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Autor:Cláudio Rocha

Editora:Rosari

Versão /Ano:1ª edição, 2003

A composição da capa promove em parte fácil associação ao conteúdo da obra devido à falha de hierarquia de informações. A tipografia utilizada para o título está diretamente associada ao conteúdo da capa, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos direcionam o leitor e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa não é eficiente, pois ocorre uma confusão de tipos devido a uma adoção errada para o corpo do título e as cores frias utilizadas.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita em partes a leitura, pois o livro não apresenta um índice tradicional, apesar da boa diagramação que facilita a leitura. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a fonte utilizada também valoriza o projeto, mas as cores e o corpo não. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são parcialmente satisfatórios, por serem bem ilustrados, mas deixarem passar defeitos como a falta de índice e a confusão da capa.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque o miolo do livro apresenta diagramação e hierarquia que fazem da leitura fluida, rápida e constante. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: a leitura é flúida, auxiliada pela boa diagramação do miolo; a capa poderia apresentar material de resistência mais elevado; o toque das folhas não facilita o manuseio excelente, mas não compromete a leitura.

Manual de Tipografia: A História, A Técnica e a Arte

manual-de-tipografia

Autor:Kate Clair; Cynthia Busic-Snyder

Editora:Bookman

Versão /Ano: 2ª edição, 2009

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido à imagem e também ao título da obra. A tipografia utilizada para o título é neutra pela ausência da serifa, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos agregam valor histórico e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente porquê destaca o tema abordado apresentando uma imagem que reforça a informação. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas apresenta-se em parte confusa, pois possui muita informação adicional atrapalhando a leitura do real conteúdo. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza em parte o projeto gráfico uma vez que em alguns momentos a tipografia poderia ser maior ou mais fina. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são satisfatórios, pois o livro é bem diagramado e seu projeto gráfico se relaciona muito bem com o conteúdo. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo.

A Evolução da Escrita – História Ilustrada

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Autor: Carlos M. Horcades

Editora: Senac Rio

Versão /Ano: 2ª edição, 2007

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a ilustração referente ao passado, logo associa-se a história. A tipografia utilizada para o título é legível e facilmente compreendida, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são sutis na sua informação, nada que confunda o leitor, e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente porquê apresenta no seu formato as cores referentes a um livro de história e um baixo relevo referente a tipografia.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas apresenta-se confusa. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a função do livro é passar informação de forma clara e legível. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são satisfatórios, pois a divisão de capítulos favorece a leitura e em consequência o entendimento. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo e mostra cada construção que compõe a história da tipografia.

Cómo crear tipografias

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Autor Cristobal H, Laura M, José S

Editora: Tipo e

Versão /Ano: 1° edição/2012

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra. A tipografia utilizada para o título é agradável porque utiliza o estilo bold, isto valoriza e destaca o título diante das demais informações. As cores utilizadas têm um contraste agradável, predominantemente o preto e o amarelo. A hierarquia de informações da capa é eficiente pois a tipografia e estilos escolhidos organizam as informações como o título, subtítulo e os autores do livro.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas se mostra, em geral, adequada ao projeto gráfico. As aberturas de capítulos causam impacto visual por utilizar a cor azul que entra em comunicação vibrante com o resto do livro. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é uma fonte leve, o que permite a valorização tanto dos textos quanto das imagens. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra favorecem a leitura, pois o uso de uma diagramação não justificada facilita o encontro dos parágrafos e, seu entrelinhamento, deixando o texto mais fluido.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porquê utilizam margens um poucos maiores que o convencional, o que torna as legendas e afins harmônicos e legíveis em relação aos textos. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: Pontos positivos, ressaltamos o acabamento da capa e a escolha do seu papel que valorizam a impressão.