A Imagem da Palavra

A-Imagem-da-Palavra1Autor: Ana Claudia Gruszunski

Editora: Novas Ideias

Versão/Ano: 1 edição / 2007

O papel utilizado, assim como sua espessura, opacidade, textura tátil e visual para a produção da obra favorecem em parte a leitura e o seu manuseio, pois apesar da qualidade do papel o contraste produzido entre as cores das páginas e dos textos se tornam desagradáveis com o tempo. A dimensão e peso contribuem para um manuseio confortável e seguro da obra devido a espessura da folha em que a obra foi impressa.

O tipo de impressão utilizado é adequado ao papel escolhido, assim como a qualidade dos textos e imagens. A encadernação escolhida se adequa à proposta da obra e ao seu volume de páginas, pois a lombada quadrada dá mais segurança para o manuseio de uma obra com muitas páginas. São acabamentos empregados que valorizam a publicação: a ótima qualidade das imagens e a boa impressão. A obra não conta com pontos negativos ou positivos que valessem a pena serem ressaltados.

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido aos “tipos” que compõem o título que na verdade são imagens de tipos móveis, criando assim uma brincadeira entre título e conteúdo. A tipografia utilizada para o título não é agradável porque as letras tem formatos irregulares (diferentes do qual estamos acostumados), dificultando a interpretação das palavras que compõem o título.

As cores utilizadas nas imagens e textos têm pouco contraste, uma vez que a cor azul é usada em demasia. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque todos os elementos são de fácil identificação. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas se torna confusa, por existirem muitas informações complementares junto dos elementos em questão. A fonte utilizada para o corpo do texto não valoriza o projeto gráfico uma vez que existe um número de variações de fontes desagradáveis para uma leitura fluida.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são comprometidos por serem justificados e hifenizados automaticamente, construindo uma massa de texto desforme e confusa. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque muitas vezes esses elementos complementam o texto ou acrescentam informações. A implantação do “título corrente” em todas as páginas acaba “quebrando” o grid do texto, criando, assim, páginas pouco homogêneas.

 

Almanaque Tipográfico Brasileiro

Almanaque-Tipográfico-Brasileiro

Autor: Carlos M. Horcades e Amigos

Editora: Ateliê Editorial

Versão/Ano: 2008 / 1º edição

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido as suas ilustrações e o título do livro fazerem uma associação direta ao conteúdo. A tipografia utilizada para o título é agradável em partes porquê as cores utilizadas não favorecem uma boa leitura. As cores utilizadas nas imagens e textos da capa não são harmônicas.

A hierarquia de informações da capa é eficiente pois o título se encontra em primeiro plano. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas é adequada porque é de fácil associação com seu conteúdo. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é uma fonte de fácil compreenção.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são de fácil leitura, pois se mostram muito dinâmicos. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porquê a organização destes aspectos facilita a compreenção do texto, proporcionando uma leitura instigante. Pontos positivos e negativos apontados nessa obra são respectivamente: bom projeto de conteúdo; projeto da capa poderia ser melhor.

Tipografia – Tradução Priscila Lena Farias

Tipografia1

Autor: Gavin Ambrose e Paul Harris

Editora: Bookman

Versão /Ano: 2011 – 1º Edição

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido à presença de illustrações de vários tipos, o que indica que o livro fala sobre tipografia. A tipografia utilizada para o título é agradável porque a cor utilizada tem um alto contraste, seu tamanho está ideal, sem serifa (rápida leitura) e a capa inteira é limpa, facilitando ainda mais a leitura . As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas; a utilização de quatro tons, o preto, o laranja, vermelho e laranja, divididos em contraste quente/frio (tipografia) proporciona uma agradável visualização da capa. A hierarquia de informações da capa é eficiente pois o título está na parte mais visível da grade e as ilustrações que aludem a este se encontram logo abaixo (forma de leitura ocidental) e possui uma boa margem. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas é eficiente em partes: a abertura dos capítulos é interessante, contudo é muita informação e é muito colorida, possui poucas áreas para “respirar”, a utilização da cor amarela cansa a vista; o fólio é adequado e limpo; as legendas não são adequadas porquê cobrem as imagens.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que são utilizadas fontes com e sem serifa e de tamanhos inadequados para a leitura. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra favorecem a harmonia gráfica, pois os entrelinhamentos são diferentes e adequados aos diferentes tamanhos de fontes.

O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas não auxilia a compreensão do conteúdo porque as páginas contém informações “jogadas” com diagramações diferentes. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são respectivamente: a capa é limpa, a leitura é fácil, a numeração das páginas é diferenciada e a navegação é clara; as páginas amarelas (alerta e cansativa), a diagramação aleatória e as legendas das imagens.

Guia de Tipografia: Manual prático para o uso de tipos no design gráfico

Guia-de-Tipografia1Autor: Timothy Samara

Editora: Bookman

Versão /Ano: 1ª Edição, 2011

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido aos elementos gráficos transmitirem uma ideia clara e objetiva, por se tratarem de tipos. A tipografia utilizada para o título é agradável porque promove boa leiturabilidade.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas porque esses elementos fazem uso da combinação de cores quentes e frias, e suas tonalidades, dando destaque às informações textuais. A hierarquia de informações da capa é eficiente, pois dá maior destaque à titulação da obra, levando de forma objetiva à identificação do conteúdo do mesmo.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas se mostra adequada porque eles estão dispostos de forma inovadora, melhorando a funcionalidade dos mesmos. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a ausência de serifas trás ao projeto aspectos de modernidade.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra se mostram eficientes, pois o alinhamento é posicionado à esquerda, o que respeita fluxo orgânico da linguagem; o entrelinhamento é posto à uma distância que não dificulta a leitura. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque os elementos são posicionados de forma harmônica ao texto, promovendo boa limpeza e estética visual.

História da Tipografia no Brasil

História-da-Tipografia-no-Brasil1

Autor: MASP

Editora: Praxis Artes Gráficas LTDA.

Versão /Ano: 1979

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a sua mensagem ser direta, com apenas o título da obra. A tipografia utilizada para o título é agradável, pois as serifas remetem ao clássico.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas. A hierarquia de informações da capa não é eficiente, pois não existem informações para serem hierarquizadas . A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas não consta. A fonte utilizada para o corpo do texto não valoriza o projeto gráfico, pois seu tamanho é muito grande.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra não apresentam espaçamento harmônico, pois as margens são inexistentes. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas em partes auxilia a compreensão do conteúdo, porque a parte textual (conteúdo) não apresenta diagramação coerente, porém as legendas das imagens se adequam bem.

Primeiros Socorros em Tipografia

Primeiros-Socorros-em-Tipografia1

Autor: Hans Peter, Friedrich Foesiman

Editora: Rosari

Versão /Ano: 2007

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a capa ser composta por um arranjo tipográfico e o livro trata basicamente de tipografia. A tipografia utilizada para o título é agradável porque a tipografia é moderna, legível e arrojada.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas por serem cores primárias e estarem em contraposição com o preto. A hierarquia de informações da capa é eficiente, pois enfatiza o título principal com outras cores e com uma tipografia diferente das demais. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas se monstra adequada, pois é de fácil entendimento e assimilação.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que propõe uma estrutura menos formal. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos porquê focam o objetivo principal do livro, que é ser um manual tipográfico. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque o livro é fácil e agradável de ler. Não possui blocos de textos pesados e possui margens e espaços em branco que tornam a leitura menos cansativa.

Impresso no Brasil

Impresso-No-Brasil

Autor: Rafael Cardoso

Editora: Verso Brasil

Versão /Ano: 2009

A composição da capa promove, em partes, fácil associação ao conteúdo da obra porque para um leigo a imagem da moça é vaga, já a quarta capa correlaciona melhor com a história gráfica, por abordar a ilustração, tipografia e diagramação de forma mais precisa.

A tipografia utilizada para o título é agradável porque traz uma seriedade ao retratar o caráter histórico do livro. As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas entre si e apresentam uma mesma estética vintage. A hierarquia de informações da capa é eficiente em parte, pois é um pouco confusa em relação as imagens. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas não se mostra adequada porque não tem quebra de capítulos considerável, deixa o letter confuso por ter uma leitura contécnica.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos porquê possuem o grid amarrado com a margem direita espaçada para as notas de imagem. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo por ter uma organização notória.

Projeto tipográfico: Análise e Produção de Fontes Digitais

Projeto-Tipográfico1Autor: Claudio Rocha

Editora: Rosari

Versão /Ano: 2003

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra porque a capa é composta por vários tipos, deixando explícito o assunto abordado pelo livro. A tipografia utilizada para o título é agradável porque é uma tipografia de fácil legibilidade.

As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas pois as cores usadas são em preto e branco, cores neutras que facilmente se harmonizam com o laranja que se destaca na capa. A hierarquia de informações da capa é eficiente pois a disposição gráfica não foge do padrão.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas, em partes, se mostra adequada porque não há abertura de capítulos, porém cada abertura se adequa ao assunto abordado no respectivo capítulo. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que não há um padrão para o corpo do texto, porém as fontes se adequam ao assunto tratado.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra não favorecem harmonicamente porque o livro não segue um padrão. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque apesar de serem dispostas de forma aleatória, são bem aplicadas.Pontos negativos apontados a essa obra são: a valorização das fontes usadas no corpo do texto o torna um pouco confuso.

A arte da caligrafia: um guia prático, histórico e técnico.

A-Arte-da-Caligrafia

Autor: David Harris

Editora: Ambientes e costumes

Versão /Ano: 1995 (título original); 2009 (reedição)

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a ilustração e à caligrafia usada sugere explicitamente conteúdo do livro. A tipografia utilizada para o título é agradável porque o contraste utilizado não causa fadiga no olhar, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicos porque são utilizados de forma equilibrada e se adequam a proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente pois dá o destaque necessário a cada elemento da composição, conduzindo o leitor a observar primeiro o título, segundo o subtítulo, terceiro a imagem e em quarto o nome do autor. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas conduz o leitor através da hierarquia às informações mais importantes. É muito bem ilustrado e com ótima diagramação.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é de fácil legibilidade, de tamanho adequado e não cansa a vista. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos, pois dão espaço para as ilustrações, observações e legendas sem perder o espaço da informação. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque o texto se utiliza de fotografias e ilustrações para ensinar a caligrafar. Pontos positivos apontados a essa obra são: o uso de muitas imagens ajuda o leitor a entender o conteúdo.

The Complete Calligrapher

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Autor: Frederick Wong

Editora: Dover Publications

Versão /Ano: 1999

A composição da capa promove, em partes, fácil associação ao conteúdo da obra porque poderia ser usado um melhor plano de fundo que fosse associado a pautas ou cores mais claras. A tipografia utilizada para o título é de fácil legibilidade, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são todas em tons pastéis e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa não é eficiente porque o título teria que ser maior para fácil identificação, ele se confunde com as outras informações.

A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas não é agradável, pois a abertura de capítulos deve sempre se iniciar em páginas ímpares. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a tipografia se adequa ao projeto gráfico por possuir serifas e facilitar a legibilidade.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são hamônicos graficamente, pois o uso do espaçamento e entrelinhamento também facilita a legibilidade. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: diagramação bem planejada; o uso das cores na capa e hierarquia de informações.