A arte da caligrafia: um guia prático, histórico e técnico.

A-Arte-da-Caligrafia

Autor: David Harris

Editora: Ambientes e costumes

Versão /Ano: 1995 (título original); 2009 (reedição)

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a ilustração e à caligrafia usada sugere explicitamente conteúdo do livro. A tipografia utilizada para o título é agradável porque o contraste utilizado não causa fadiga no olhar, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicos porque são utilizados de forma equilibrada e se adequam a proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente pois dá o destaque necessário a cada elemento da composição, conduzindo o leitor a observar primeiro o título, segundo o subtítulo, terceiro a imagem e em quarto o nome do autor. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas conduz o leitor através da hierarquia às informações mais importantes. É muito bem ilustrado e com ótima diagramação.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é de fácil legibilidade, de tamanho adequado e não cansa a vista. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos, pois dão espaço para as ilustrações, observações e legendas sem perder o espaço da informação. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque o texto se utiliza de fotografias e ilustrações para ensinar a caligrafar. Pontos positivos apontados a essa obra são: o uso de muitas imagens ajuda o leitor a entender o conteúdo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.