Autor: Buggy
Editora: Serifa Fina
Versão/Ano: 2013
O papel utilizado, assim como sua espessura, opacidade, textura tátil e visual para a produção da obra favorecem a leitura e seu manuseio devido ao uso do papel couchê fosco, proporcionando boa leitura de texto e imagem. A dimensão e peso contribuem para um manuseio confortável e seguro da obra graças a gramatura e quantidade do papel utilizado. O tipo de impressão utilizada é adequado ao papel escolhido, assim como a qualidade dos textos e imagens pois a impressão 4×4 em papel couchê fosco proporciona boa legibilidade. A encadernação escolhida se adequa à proposta da obra e ao seu volume de páginas pois a lombada quadrada de 5mm se adequa perfeitamente à quantidade de páginas. São acabamentos empregados que valorizam a publicação: laminação fosca à capa.
A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra porque o tipo formado pelo posicionamento das mãos (letra ‘o’) faz ilusão ao conteúdo exposto na publicação. A tipografia utilizada para o título é agradável porque trata-se de uma tipografia orgânica, referenciando assim o corpo humano. As cores utilizadas nas imagens e textos proporcionam leve destaque em detrimento as informações contidas na capa. A hierarquia de informações da capa é eficiente, pois o título em destaque, conecta-se as demais informações contidas na publicação. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas favorece destaque, havendo hierarquia. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a fonte serifada proporciona boa leiturabilidade. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra se mostram adequados. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque as fotografias ganham enorme destaque, além dos títulos, sub-títulos e legendas que diferenciarem-se por cor.
De modo geral o conteúdo da obra contribui para a formação de um pensamento crítico sobre o design porque possui uma perspectiva diferenciada do estudo de design de tipos. O conjunto de opiniões publicadas se destaca, tendo em vista a produção do mercado editorial por se tratar de uma obra totalmente produzida por discentes da UFPE-CAA (fotografias e projeto gráfico). A leitura do texto e das imagens é agradável, fácil e de rápida compreensão porque os elementos visuais são bem diagramados. Existe, em termos, uma boa relação entre a teoria e prática apresentadas nessa obra porque expõe os projetos desenvolvidos durante as disciplinas de Tipografia Experimental e Tipografia Básica do curso de Design da UFPE-CAA. A obra não propõe exercícios.