Tipo Elige Tipo

Tipo-Elige-Tipo1

Autor: Marina Garone e outros

Editora: Tipo e

Versão /Ano: 2° edição/2011

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido aos grafismos utilizados, são partes de letras que provocam a associação imediata de que a obra se trata de um livro sobre tipografia. A tipografia utilizada para o título é agradável porque se aplica apenas uma família tipográfica para todo o livro, variando apenas nos estilos.

Por se tratar de uma impressão monocromática, não se tem problemas de desarmonia entre cores e contraste nas imagens e textos, a única cor que difere da escala de cinza foi empregada na escolha do papel para a capa, esta que está harmônica e se adequa a todo o projeto gráfico da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente, como citado anteriormente, foi utilizada a mesma família tipográfica para todo o livro e, na capa são aplicados estilos e corpos diferentes para título, subtítulo e autor, isto que assegura sua hierarquização e a variação da importância de cada informação. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas se mostra adequada em partes, já que empregam muito do branco nas aberturas, porém a paginação, legendas e demais se mostram satisfatórias ao projeto da obra.

A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é uniforme em toda a obra, já que se emprega exclusivamente uma família tipográfica. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são harmônicos, o grid simétrico com uma única coluna favorece a leiturabilidade da obra. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque é bem aplicado, os textos e imagens são apresentados da mesma forma em todo livro, apresentando a mancha gráfica nas páginas pares, e as imagens nas páginas impares sem a interferência de nenhum texto.

Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil

Alexandre-Wollner1Autor: André Stolarski

Editora: Cosac Naify

Versão/Ano: 1 edição/2005

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a imagem utilizada e também ao título que está bem visível. A tipografia utilizada para o título é agradável porque tem um desenho simples. As cores utilizadas nas imagens e textos da capa representam harmonicamente a personalidade do entrevistado, criando uma correspondência entre o conteúdo e a capa. A hierarquia de informações da capa é eficiente, pois é de fácil e rápida assimilação. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que valoriza e transmite o conteúdo de maneira satisfatória. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são satisfatórios, apenas o texto em inglês sofre uma diminuição no entrelinhamento, mas isso não prejudica a leitura. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas projeto gráfico junto com o conteúdo funcionam de maneira satisfatória. Não foram encontrados pontos negativos e legendas auxiliam a compreensão do conteúdo porque são diagramadas de maneira harmônica e satisfatória.

O Que é e o Que Nunca Foi Design Gráfico

O-que-é-e-o-que-nunca-foi-design-gráficosite
Autor: André Villas-Boas
Editora: 2AB
Versão/Ano: 6 edição/2007
A composição da capa promove, em partes, a associação ao conteúdo da obra devido à ilustração utilizada que não apresenta relação com o tema. A tipografia utilizada para o título não é agradável devido a seu desenho, que dificulta sua assimilação. As cores utilizadas nas imagens e textos da capa tem uma harmonia de cores que funciona de maneira simples, mas eficiente. A hierarquia de informações da capa é eficiente pois sugere uma leitura rápida e de fácil compreensão. A apresentação na abertura de capítulos e legendas se mostra parcialmente adequada, porque apesar das legendas estarem bem posicionadas e legíveis as aberturas de capítulos não têm muito impacto visual.
A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza, em parte, o projeto gráfico uma vez que cumpre seu papel, mas é utilizada sem o dinamismo necessário para o livro. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra se mostram adequados, porém o espaçamento e entrelinhas nos textos são um tanto quanto exagerados. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas não auxilia na compreensão do conteúdo, pois não há imagens ilustrativas, apenas nas aberturas de capítulos e ainda assim deixam a desejar.
Ponto negativo apontado a essa obra: A capa cumpre seu papel informativo básico, porém sem causar grande impacto no leitor, futuro comprador.