Autor: Cláudio Ferlauto
Editora: Rosari
Versão /Ano: 2002
A composição da capa não promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao título do livro ser mal resolvido. A tipografia utilizada para o título não é agradável devido à mistura incompatível, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos são harmônicas porquê há contraste e se adequam à proposta da obra.
A hierarquia de informações da capa é, em partes, eficiente porquê em relação ao tamanho das fontes utilizadas há hierarquia (em partes), em relação a disposição ou não . A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas não facilita porque não há uma boa identificação na divisão de capítulos. A fonte utilizada para o corpo do texto não valoriza o projeto gráfico uma vez que o alto contraste nas fontes serifadas incomoda a visão.
Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra em partes são agradáveis porque a diagramação não está boa, embora a entrelinha sim. A fonte serifada de alto contraste não ajuda nas entrelinhas, deixando parecerem mais afastadas. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porquê as imagens não são bem distribuídas, existem textos de uma ou de duas colunas, causando uma diagramação não uniforme. Pontos negativos apontados a essa obra são: Não há uniformidade da diagramação na tipografia, na disposição das imagens e nos papéis utilizados no livro como um todo.