Obra: História do Design Gráfico
Autor: Philip Meccs
Editora: Cosac Naity
Versão /Ano: 4ª Edição/2009
A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido à objetividade e bom alinhamento que destacam a fonte do título. A tipografia utilizada para o título é agradável pela disposição das letras ao facilitar a leitura e relacionar ao conteúdo da obra e enfatizá-lo. As cores utilizadas nas imagens e textos são frias e se completam.
A hierarquia de informações da capa é eficiente pois existe uma segregação na informação e enfatizando “História do Design” como grande área e “Gráfico” como sub-área, apenas com um sutil deslocamento. A numeração de abertura de capítulo é fortemente destacada, os tópicos são todos em caixa alta, as legendas são impressas com outra fonte e destacada na cor azul.
A fonte utilizada para o corpo do texto abre mão do seu destaque para enfatizar as imagens pré-dispostas no texto, se tornando um coadjuvante. Em geral, o projeto gráfico é composto pelo respeito às margens e as entrelinhas, tornando a diagramação harmônica e padronizada além de as páginas serem perfeitamente alinhadas e o texto respeita as imagens. A encadernação escolhida consegue ser eficiente pois o leitor consegue abrir todas as páginas em 180 graus, independentemente de estar no começo, meio ou fim, sendo um atributo importante para o leitor. Destaque para o tecido e serigrafia na capa e marcadores de cetim que seguem o padrão de cores no livro.
Para valorizar a publicação deveria haver uma proteção ou película cobrindo a titulação do livro. Ponto positivo da obra é: o uso do marca texto. Ponto negativos apontados a essa obra são: a serigrafia aplicada na capa tende a se desgastar e torna a impressão falha e feia com o tempo, as legendas fogem um pouco da diagramação e sangram as margens.