A Arte Invisível

A-Arte-Invisível1

Obra: A arte invisível

Autor: Plínio Martins Filho

Editora: Ateliê

Versão/Ano: 2ª edição/2008

A capa promove uma composição que concorda com o assunto do livro, tratando sobre as etapas de criação que se relacionam com o tema proposto. No título, a tipografia utilizada e as margens permitem uma fácil leitura. Apresenta duas cores, contrastando-as com a cor do papel. Há uma hierarquia eficaz que organiza as informações adequadamente. A apresentação de abertura de capítulos está adequada de modo que a estética do livro pode apresentar citações que não favorecem a utilização de tópicos, capítulos e legendas.

O livro apresenta dimensões pequenas que favorecem o projeto gráfico por usar uma tipografia adequada, se fosse com um tamanho maior, aumentaria a quantidade de páginas, e consequentemente de folhas. Possuindo uma diagramação e as entrelinhas harmônicas graficamente, o livro apresenta uma proposta de transformar o conteúdo de fácil acesso. O livro apresenta uma diagramação para facilitar a leitura devido suas dimensões. A espessura da folha e sua opacidade se adequam ao foleamento e dimensões do livro para favorecer a leitura.

Devido ao fato de ser um livro de bolso, suas dimensões o tornam leve e de fácil armazenamento. Os textos e as imagens estão impressos em uma boa definição e favorecem o projeto gráfico. Por ser de dimensões pequenas e sendo encadernado em lombada quadrada, outro tipo de encadernação não se adequaria ao armazenamento. O projeto do acabamento do livro é no uso de lombada quadrada e laminação fosca sobre papel reciclado, assim, destacando a laminação que poderia ser melhorada aplicando-a hot stamping ou verniz localizado na capa.

O conteúdo envolve o Design, em parte, pois apresenta trechos de livros diversos que o autor leu sobre o tema e que não são suficientes. Ou seja, depende do referencial que seja comentado por ele. Representando bem a opinião do autor a respeito do assunto, o conteúdo é exposto por meio de citações, ou seja, há conteúdo completo para adquirir um conhecimento de produção do mercado editorial. As leituras do texto e das imagens são interligadas e levam a rápida associação entre si. Por ser diferente e representando uma réplica em miniatura de um tipo ideal de uma obra, o conteúdo relaciona a teoria e prática.

Assim, apresentando quanto ao tipo de encadernação, a disposição do texto e o uso dos espaços. Ponto positivos para esta obra: tamanho, capa dura, laminação, encadernamento, boa qualidade de impressão. Ponto negativo desta obra: laminação aparente nos poros de impressão da capa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.