Autor: Oficina Tipográfica de São Paulo
Editora: Oficina Tipográfica de São Paulo
Versão /Ano:1ª edição, 2010
A composição da capa não promove fácil associação ao conteúdo da obra devido a não apresentação de informação que faça referência ao conteúdo da obra. A tipografia utilizada para o título não existe tornando-se adequada a proposta da obra, pois consegue ter relação com o objetivo principal da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos ficam dentro da proposta manual “arcaico”e se adequam a proposta da obra.
A hierarquia de informações da capa não é eficiente porque não há nenhum tipo de hierarquia. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita em parte a leitura, pois ao mesmo tempo que consegue topificar bem, a colocação e aplicação dos títulos confundem o leitor. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez quea variedade de aplicação de tipos diferentes e fundos diferentes a cada tópico valorizam o projeto gráfico da obra. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra trabalham juntos e em harmonia, mas em contrapartida a diagramação é totalmente confusa.
O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque ilustra adequadamente cada conteúdo do tópico ajudando na compreensão. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: ilustração de alta qualidade que atrai o leitor pelo fator informativo, caapa não cumpre com a função informativa, diagramação confusa, sumário no final do livro é ineficiente.