Autor:Aldemar A. Pereira
Editora: Quartet
Versão /Ano:2ª edição, 2007
A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido o estabelecimento de cara do nome “tipos” mesmo saindo da tradicional composição com tipografias diferentes, porém tornando a leitura sugestiva. A tipografia utilizada para o título é simples, sem serifa e moderna tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos criam uma falsa expectativa em relação a impressão interna e se adequam em parte a proposta da obra.
A hierarquia de informações da capa é eficiente porque é uma capa tradicional trazendo todas as informações básicas e necessárias. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilitam em parte a leitura, pois não existe uma informação de capítulo ou tema em todas as páginas, apenas na abertura. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que é de fácil legibilidade.
Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra não apresenta separação de informações, falta um projeto gráfico adequado que faça o leitor ter envolvimento com o assunto abordado. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas não auxilia a compreensão do conteúdo porque a impressão é preto e branco prejudicando a legibilidade das fotos, porém exemplifica o que foi lido além de ser a proposta do livro. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: sua diagramação é expressada da melhor maneira; a falta de fólios, imagens coloridas, alguns exemplos de tipografia em forma de texto foram cortados interrompendo a continuidade.