Tipografia – Origens, Formas e Uso das Letras

tipografia origens e formas

Autor: Paulo Heitlinger

Editora: Dinalivro

Versão /Ano: 1ª edição, 2006

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao subtítulo que promove o entendimento completo do que se trata a obra e mantém um padrão visual com o conteúdo interno do livro. A tipografia utilizada para o título é uma fonte clássica que se assemelha à origem da tipografia, possui serifa, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos se adequam à proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente porquê se percebe as informações importantes – título, autor e editora – claramente. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita a leitura, pois é desenvolvido um padrão com texto e imagem. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a utilização de tipografias variadas enriquece o livro quanto ao conteúdo, mas compromete a leitura.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra não seguem um padrão e variam de acordo com a tipografia utilizada gerando desconforto na leitura. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo quanto ao enriquecimento da informação, dando referência visual consistente ao tema abordado. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: é um livro com bastante conteúdo, bem pensado e diagramado; atrai a leitura; alterna textos e imagens sm deixar a leitura cansativa; não possui atividades para exercitar o conteúdo; diagramação confusa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.