O Design Gráfico Brasileiro Anos 60

Obra: O Design Gráfico Brasileiro Anos 60

Autor: Chico Homem de Melo

Editora: Cosac Naify

Versão/Ano: 2ª edição, 2008

Design Gráfico Brasileiro Anos 60 é um livro maravilhoso sendo único e exclusivamente sobre o direcionamento que o design gráfico brasileiro tomou na década de 60. O livro além de abordar o cenário histórico brasileiro da década, trata de vários segmentos do design gráfico como identidade visual corporativa, revistas, livros, discos, entre outros. Estes pontos estão muito bem segmentados no livro e o fato de ter muitas imagens, ilustra bem o conteúdo e proporciona um entendimento total quanto ao que se é abordado.

Infelizmente não são muitos os livros de design gráfico que abordam uma década ou período específico. Design Gráfico Brasileiro Anos 60 de Chico Homem de Melo é um livro diferenciado que, apresentando todo o cenário do design brasileiro, permite que o leitor tenha uma visão total do que foi o design gráfico naquele tempo específico. Não somente os aspectos que foram destaques da época são citados como também todo o contexto que o design gráfico compõe.

Num ponto de vista mais estrutural, o livro não cita tais especificações, mas acredita-se que o livro foi impresso em couchê brilhoso 180g/m² no miolo e a capa em offset 270g/m² com laminação fosca. O formato do livro é distinto pois não segue o padrão de impressão A4, o mesmo segue um formato mais quadrado. A capa é simples e direta, só possui o título do livro todo em caixa alta, e em preto, sob o fundo rosa e o nome do autor. A encadernação é de lombada quadrada e mesmo com a quantidade elevada de páginas, a mesma não atrapalha no manuseio do livro.

 

A impressão no papel couchê brilhoso proporciona um realce nas cores das imagens e do texto, o que destaca todo tipo de conteúdo. A obra possui muitas imagens intercaladas com texto, ás vezes ocupam o espaço de uma página inteira, o que torna a leitura dinâmica e fluida. Além disso a diagramação das páginas proporciona um respiro no conteúdo e não deixa a mesma pesada, por ter margens bem largas e um texto justificado. A tipografia utilizada no texto corrido possui serifa, proporcionando uma leitura confortável, e a tipografia utilizada para os títulos dos pontos e capítulos segue a mesma estética da capa, caixa alta sem serifa.

O livro é muito bem estruturado e o fato de possuir tanto texto quanto imagem numa quantidade proporcional, deixa sua leitura bastante fluida e rápida. Uma obra com um conteúdo maravilhoso e importantíssima para o entendimento a respeito do design gráfico brasileiro.

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