Obra: Morte as Papagaios
Autor: Gustavo Piqueira
Editora: Ateliê Editorial
Versão/Ano: 2004
No livro Morte aos Papagaios, Gustavo Piqueira fala sobre sua experiências na área do design gráfico por meio de metáforas, fazendo relação de acontecimentos rotineiros com a prática do design em sua agência Casa Rex.
O grande diferencial do livro é o emprego da primeira pessoa, usado pelo autor, que dá uma sensação de proximidade com o leitor. Uma conversa de bar seria uma boa relação a ser feito com o uso da primeira pessoa no livro, leve e descontraído sem ser muito pretensioso, mas ainda assim cheio de informação proveitosa e importante sobre o mercado de trabalho e como os designers, chamado por ele de papagaios, reagem as peças produzidas.
Pelo título do livro não remeter diretamente ao design é compreensível que muitas pessoas não entendam logo de cara sobre o que se trata o livro, mas papagaios são como Gustavo Piqueira define: “Quem repete sem entender, o que lê ou ouve”. Que se trata de uma critica aos designers.
Quanto a estruturação o livro é apresentado num bom tamanho e peso, que não cansa com facilidade e é fácil de transportar. Possui capa dura e uma jaqueta para proteção do livro. O livro é composto por um papel de coloração creme de em média 90g, o tipo de papel não foi descrito no livro.
O livro é todo impresso em preto e branco, mas ainda assim todas as imagens estão em ótimas qualidade. Morte aos papagaios é bem generoso em relação às margens, internas e externas, possui também um ótimo espaçamento, que ajuda na fluidez da leitura.