Como se Pode Fazer Tipografia Suiça?

Como-se-Pode-fazer-tipografia-suíça1

Autor: Wolfgang Weingart

Editora: Rosari

Versão /Ano: 2ª edição/ 2004

A composição da capa não promove fácil associação ao conteúdo da obra devido ao quadrado surrealista do autor, que não utilizou um trabalho mais condizente relacionado com tipografia. A tipografia utilizada para o título é agradável porque é legível, tornando-se adequada a proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos é agradável porque promove um contraste de claro/escuro e se adequam a proposta da obra.

A hierarquia de informações da capa é eficiente porque primeiro dá importância ao título, depois autor e por último a editora. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita porque a apresentação de capítulos é separada, os tópicos e legendas são legíveis, de fácil identificação e não deixa o leitor perdido. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que trata-se de uma tipografia simples, clara e de corpo adequado.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra é agradável porque favorece a leiturabilidade. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia, em parte, a compreensão do conteúdo porque as imagens fogem da margem de texto e parecem perdidas ou mal diagramadas, apesar do texto estar diagramado de forma adequada. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: boa diagramação; as folhas “vinho” não combinam com o miolo e a capa, o mal posicionamento das imagens, a capa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.