Autor:Cláudio Rocha
Editora:Rosari
Versão /Ano:1ª edição, 2003
A composição da capa promove em parte fácil associação ao conteúdo da obra devido à falha de hierarquia de informações. A tipografia utilizada para o título está diretamente associada ao conteúdo da capa, tornando-se adequada à proposta da obra. As cores utilizadas nas imagens e textos direcionam o leitor e se adequam à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa não é eficiente, pois ocorre uma confusão de tipos devido a uma adoção errada para o corpo do título e as cores frias utilizadas.
A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita em partes a leitura, pois o livro não apresenta um índice tradicional, apesar da boa diagramação que facilita a leitura. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a fonte utilizada também valoriza o projeto, mas as cores e o corpo não. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são parcialmente satisfatórios, por serem bem ilustrados, mas deixarem passar defeitos como a falta de índice e a confusão da capa.
O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque o miolo do livro apresenta diagramação e hierarquia que fazem da leitura fluida, rápida e constante. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: a leitura é flúida, auxiliada pela boa diagramação do miolo; a capa poderia apresentar material de resistência mais elevado; o toque das folhas não facilita o manuseio excelente, mas não compromete a leitura.