Editora: A&C
Versão /Ano: 2009
A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido aos elementos gráficos utilizados, como a pena de caligrafia e a tipografia que remetem ao tema, deixam clara a conexão. A tipografia utilizada para o título é, em partes, agradável, porque a tipografia, que é uma letra caligrafada, agrada, mas o tamanho da fonte e o contraste das cores fecham muito o layout, tornando-se adequada a proposta da obra.
As cores utilizadas nas imagens e textos são, em partes, agradaveis porque o contraste preto/branco/vermelho chama a atenção e o preto se quebra um pouco com a presença dos elementos gráficos, mas o resultado final agrada e se adequa à proposta da obra. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque o branco utilizado no título do livro chama atenção com o auxílio do tamanho da fonte. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas facilita em partes, porque o excesso de informações numa única página, a distância entre as imagens e o texto cansam a leitura. A fonte utilizada para o corpo do texto valoriza o projeto gráfico uma vez que a fonte com serifa facilita a leitura do texto longo e chama a atenção para as imagens por ser discreta. Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra estão bem balanceados e a hierarquia chama a atenção para as imagens que são o principal atrativo.
O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia, em partes, a compreensão do conteúdo porque o excesso de informações e legendas faz a leitura ficar mais cansativa. Pontos positivos e negativos apontados a essa obra são: uso do papel couché melhorou a qualidade das imagens, o livro tem um trabalho de pesquisa e referência bem minucioso e é uma obra essencial para o estudo da caligrafia ao longo da história; o brilho do papel cansa a vista mais rapidamente.