09.07.2013 A abertura da Bienal Tipos Latinos 2012 no Recife aconteceu na noite de 04 de maio na área externa do Museu do Estado de Pernambuco. O projeto expográfico da Corisco Design criou um verdadeiro jardim tipográfico, que ganhou ainda um ‘a’ metálico composto na fonte oficial da TL2012 (Celula, do designer mexicano Raúl Plancarte).
A Tipos Latinos se configura um espaço tipográfico internacional, que integra 13 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O Recife foi a segunda cidade brasileira a receber a quinta edição da Bienal Tipos Latinos, que passou antes pelo Rio de Janeiro em abril.
O Ciclo de Palestras Tipos Latinos no Recife no sábado, 5 de maio de 2012, lotou o auditório do museu com profissionais, acadêmicos e estudantes de design e artes gráficas do Recife, cidades vizinhas e de outros estados. Após o debate, Claudio Rocha, Fátima Finizola, Buggy e Bruno Porto autografaram, respectivamente, exemplares da revista Tupigrafia e dos livros Tipografia Vernacular Urbana (Blucher), O MECOTipo (Serifa Fina) e Vende-se Design (2AB Editora).
Durante a manhã do domingo, 6 de maio, Deiverson Ribeiro ministrou o workshop Do Papel ao Pixel, na Corisco Academia, tratando do desenvolvimento de uma fonte de texto para uso em tela; enquanto Buggy e Claudio Rocha conduziram experimentações de linguagem e efeitos sonoros no workshop de Type Stencil no Centro de Design do Recife. À tarde, os três se juntaram a Matheus Rocha para sessões de type critique, avaliando projetos locais.
Fontes: Tipos Latinos e Portal Pernambuco Nação Cultural.