A Imagem da Palavra

A-Imagem-da-Palavra1Autor: Ana Claudia Gruszunski

Editora: Novas Ideias

Versão/Ano: 1 edição / 2007

O papel utilizado, assim como sua espessura, opacidade, textura tátil e visual para a produção da obra favorecem em parte a leitura e o seu manuseio, pois apesar da qualidade do papel o contraste produzido entre as cores das páginas e dos textos se tornam desagradáveis com o tempo. A dimensão e peso contribuem para um manuseio confortável e seguro da obra devido a espessura da folha em que a obra foi impressa.

O tipo de impressão utilizado é adequado ao papel escolhido, assim como a qualidade dos textos e imagens. A encadernação escolhida se adequa à proposta da obra e ao seu volume de páginas, pois a lombada quadrada dá mais segurança para o manuseio de uma obra com muitas páginas. São acabamentos empregados que valorizam a publicação: a ótima qualidade das imagens e a boa impressão. A obra não conta com pontos negativos ou positivos que valessem a pena serem ressaltados.

A composição da capa promove fácil associação ao conteúdo da obra devido aos “tipos” que compõem o título que na verdade são imagens de tipos móveis, criando assim uma brincadeira entre título e conteúdo. A tipografia utilizada para o título não é agradável porque as letras tem formatos irregulares (diferentes do qual estamos acostumados), dificultando a interpretação das palavras que compõem o título.

As cores utilizadas nas imagens e textos têm pouco contraste, uma vez que a cor azul é usada em demasia. A hierarquia de informações da capa é eficiente porque todos os elementos são de fácil identificação. A apresentação na abertura de capítulos, fólio, tópicos e legendas se torna confusa, por existirem muitas informações complementares junto dos elementos em questão. A fonte utilizada para o corpo do texto não valoriza o projeto gráfico uma vez que existe um número de variações de fontes desagradáveis para uma leitura fluida.

Em geral, o projeto gráfico e a diagramação da obra são comprometidos por serem justificados e hifenizados automaticamente, construindo uma massa de texto desforme e confusa. O uso de fotos, ilustrações, infográficos, tabelas e legendas auxilia a compreensão do conteúdo porque muitas vezes esses elementos complementam o texto ou acrescentam informações. A implantação do “título corrente” em todas as páginas acaba “quebrando” o grid do texto, criando, assim, páginas pouco homogêneas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.