Proyecto Callejero: um panorama da gráfica popular da América Latina

Informações efêmeras de caráter popular estão por toda parte e têm o papel de identificar, anunciar e vender de tudo um pouco. Essa produção, denominada de ‘Gráfica Popular’, se caracteriza como um gênero visual que durante anos tem se desenvolvido em diversos países, a revelia do mundo digital, por meio de técnicas artesanais transmitidas de geração em geração por artistas populares e pintores de letras.
Várias iniciativas têm surgido desde a década de 1990 com a finalidade de estudar e registrar essa produção, no sentido de reconhecer a sua importância como parte da tradição e cultura visual latino-americana. No entanto, ainda há uma carência de estudos comparativos entre as diversas formas de manifestação desta linguagem popular a fim de investigar a origem desta tradição, bem como as semelhanças e idiossincrasias destes artefatos em localidades distintas e ainda que permitam traçar um panorama desta prática tão presente na América Latina.
Neste sentido, este projeto que tem como coordenadora Prof. Fátima Finizola, propõe a reunir impressões de investigadores de 12 países da América Latina sobre a gráfica popular, bem como as vivências dos artífices que trabalham neste ofício nestas localidades. Relatos e fragmentos visuais deste universo, coletados por meio de um processo colaborativo, serão analisados, compilados e apresentados à comunidade na forma de um livro, proporcionando ao leitor um passeio pela paisagem gráfica das localidades abordadas, permitindo que ele observe as semelhanças e peculiaridades desta forma de expressão. Finalizado ao final de 2019.