1

Catalogação e Restauro

O restauro de artefatos iniciou-se com o acervo do Profº. Me. Leonardo A. Costa, Buggy, promovendo uma atividade prática entre discentes e docentes do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, e também teve suporte dos colaboradores do LTA.

Entre as peças em restauro e sua catalogação, estão tipos de madeira e chumbo que são adquiridos por compra/doação, livros raros de sebos e bibliotecas da região como a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, Biblioteca Central da UFPE, Biblioteca Joaquim Cardoso da UFPE, Biblioteca do Instituo Ricardo Brennand e Biblioteca do Gabinete Português de Leitura.

Simultaneamente é realizada a catalogação dos clichês da gráfica IGAL, antiga Gráfica Escolar de Garanhuns, cidade localizada no interior do estado de Pernambuco. O acervo doado foi concedido aos professores Profº. Me. Leonardo A. Costa, Buggy, e Profª. Me. Paula Valadares em Setembro de 2011.
Dentre as atividades desenvolvidas, existe também o trabalho de remoção química de cupins de caixas e cavaletes tipográficos, que foram utilizadas em peças do acervo pessoal do Profº. Me. Leonardo A. Costa, Buggy, levados para o CAA com o intuito de iniciar a comunidade de design local no universo da impressão tipográfica.

Todas essas ações têm objetivo de contribuir para o restabelecimento de uma gráfica tipográfica intuindo resgatar esse processo historicamente importante para nossa região.