Bibliografia Tipográfica

O Projeto de Pesquisa-Ação, que teve inicio em agosto de 2010, tem o caráter de desenvolver um site interativo, tipo blog, no qual internautas poderem expressar suas impressões a respeito de uma série de obras relacionadas a tipografia envolvendo os alunos de graduação do Curso de Design do CAA matriculados na disciplina Historia da Tipografia, Produção Gráfica e Tipografia Básica.

Iniciada com uma pesquisa científica, existiu também a necessidade de identificação e catalogação dos títulos publicados em português sobre tipografia, além da geração de um modelo para categorização e apresentação ‘online’ desse material com o intuito de mobilizar o tripé ensino/pesquisa/extensão para gerar em Caruaru um conhecimento cujos benefícios serão sentidos no âmbito local e rapidamente se estenderão a todo território nacional.

Além da bibliografia recomendada pela disciplina, todos são estimulados a buscar outras obras relacionadas a tipografia que ampliarão o corpus da pesquisa. De acordo com as normas da ABNT suas referências são registradas e, sempre que possível o acesso direto, elas são comentadas através de breves resenhas.

Não só conteúdo, mas, diagramação e produção gráfica também são analisados ao longo do semestre letivo por discentes orientados pelo Prof. Me. Leonardo A. Costa, responsável pelas disciplinas citadas. A análise desse último aspecto fica a cargo dos alunos de produção gráfica. Todas as turmas envolvidas darão conta de comentar a diagramação. Em paralelo, o grupo do Laborando a Tipografia no Agreste modela a arquitetura da informação do site, definindo padrões de interação, hierarquia e tipologia de dados.

Acervos de livros do laboratório.

A movimentação de vários atores imersos no processo de interiorização do ensino superior implantado pelo Governo Federal no sentido de construir coletivamente um conhecimento de interesse nacional coloca o Agreste Pernambucano no centro da discussão tipográfica contemporânea. A base de dados que será criada fornecerá subsídios a uma imensa gama de estudos. Pesquisas cientificas, disciplinas de graduação e pós graduação e todo o país são beneficiados. Sua apresentação a sociedade, ou seja, a forma como essa base de dados será consultada implica num vetor cooperativo que a retro-alimentará.

O projeto Bibliografia Tipográfica propõem uma ferramenta importante, inovadora e de amplo alcance social que estimula a leitura e promove um fundamento do design em ambientes educacionais, de pesquisa e de prática profissional.

Tendo como principal objetivo criar uma página dinâmica na internet que seja capaz de reunir parte significativa da produção bibliográfica brasileira que aborde a tipografia.
Envolvendo diversos perfis de membros da comunidade UFPE na geração do conteúdo e desenvolvimento dessa página; identificando e comentando a maior quantidade possível de livros publicados em português sobre o assunto; criando ou adaptando um modelo acessível de base de dados interativa; e estabelecendo parâmetros para a catalogação de livros lançados em outras línguas de interesse do público brasileiro.

É importante destacar que inicialmente apenas livros serão selecionados e resenhados. Excluindo-se periódicos e outras fontes para possível concentração nos catálogos das editoras atuantes no mercado nacional, estoques de livrarias e acervos de bibliotecas públicas e privadas, assegurando a produtividade da pesquisa-ação.