1

Suporte as Disciplinas

Uma forma de integrar o LTA no curso de design, bem como promover o interesse entre os discentes do campus no estudo da tipografia e seus desmembramentos, são ministradas as disciplinas de:

Desenho Tipográfico

A introdução do desenho tipográfico no Agreste se deu por meio de uma disciplina que constitui uma iniciativa preliminar de trazer a discussão e prática do desenho de letras para o uso em ambientes computacionais. Ela dispôs de recursos como uso de material visual de apoio, exibição de filmes e documentários, discussão de textos, análise de imagens, execução de trabalhos práticos, seminários e orientações de projetos práticos. Teve suas atividades regidas pelo parâmetro do Método de Ensino de Desenho Coletivo Tipográfico, O MECOTipo (Buggy, 2007), único método brasileiro de desenho de tipos digitais.

Tipografia Básica

São estudadas as relações entre texto e imagem em impressos de média e alta complexidade. Os conceitos clássicos de diagramação são debatidos e confrontados com novas perspectivas exploradas a partir do Pós-modernismo. As principais questões em foco são o uso e o não uso de diagrama para geração de livros e a conotação da forma dos tipos. Essas discussões acompanham todo o estudo desenvolvido durante o curso auxiliando na expansão do repertório técnico de conhecimentos aplicáveis ao design editorial.

Tipografia Experimental

São estudadas as expressões plásticas bi e tridimensionais da tipografia para serem vistas, em contraponto àquelas para serem lidas. Os conceitos clássicos do design de tipos são questionados e os limites da representação do alfabeto latino são explorados através da manipulação das dimensões do corpo humano; do espaço natural e do construído; da re-interpretação de objetos e da exploração de materiais diversos.

História da Tipografia

A disciplina ministrada desde o segundo semestre de 2009, objetiva o estudo e reflexão sobre os conceitos fundamentais relacionados à macro tipografia, história do alfabeto latino e sua reprodução tipográfica no âmbito mundial e nacional enfocando os tipógrafos mais importantes, a linguagem gráfica e artística, bem como as principais técnicas de produção industrial.

Produção Gráfica

Estuda os instrumentos, instalações, processos, materiais, lógica de formação de imagens e reprodução de cores dos principais sistemas de impressão e acabamento disponíveis para a reprodução industrial e semi-industrial de impressos. Capacita o discente a decidir quais desses processos e técnicas devem ser utilizados em um projeto gráfico, para realizar sua pré-produção e a acompanhar sua produção.

Caligrafia 1 e 2

As disciplinas de caligrafia foram oferecidas no Curso de Design a partir de 2010 com o objetivo de despertar nos alunos a sensibilidade para o uso de instrumentos manuais e de apresentar os materiais, ferramentas e técnicas para o aprendizado da caligrafia. Além disso, a prática da caligrafia permitiu que os alunos entendessem a criação dos alfabetos e sentissem as dificuldades peculiares a cada uma das escritas aprendidas.